sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pergunta 10: Exige-se algum ritual para se fazer uma oração?

A Bíblia fala que Deus é "Ouvinte de oração". (Salmo 65:2) A oração faz parte da adoração a Deus e demonstra reverência e comunicação com Ele. Salomão, por exemplo, "dobrou seus joelhos" para orar e Daniel orava constantemente, até "três vezes por dia", também de joelhos. (2 Crônicas 6:13; Daniel 6:10.) Será que isto significaria que exige-se orar a Deus de joelhos ou numa posição específica? Será que há algum ritual de clamores ou gestos para se achegar a Deus em oração? O que a Bíblia ensina?

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pergunta 9: Como deve ser feita a pregação?

Levar o Evangelho pode ser tido como a própria essência do Cristianismo do primeiro século. A História da Religião e Igreja Cristãs Durante os Primeiros Três Séculos (Nova Iorque: 1848, do Dr. Augustus Neander, traduzido do alemão para o inglês por Henry John Rose, página 41) disse o seguinte: “Celso, primeiro escritor contra o cristianismo, fez disso assunto de zombaria, que trabalhadores braçais, sapateiros, lavradores, os homens menos informados e os mais engraçados, chegassem a ser pregadores zelosos do Evangelho.” Portanto, a pregação no primitivo cristianismo não se restringia a uma classe especial, mas todos os cristãos sentiam a obrigação de ser pregadores.
De fato, Jesus e todos seus discípulos pregavam. O método incluia pregar "publicamente e de casa em casa". (Atos 5:42; 20:20)
Em tempos modernos, como se deve fazer a pregação? Deve-se utilizar de meios dispendiosos, como a mídia, para isso? Qual deve ser o foco?

Pergunta 8: Visto que Deus pode determinar tudo que deseja, será que temos um "destino" que controla nossas vidas?

Essa era uma crença popular entre os gregos e os romanos. Eclesiastes 3:1, 2 fala de um “tempo para morrer”. E Isaías 46:9, 10: “Eu sou o Divino e não há outro Deus, nem alguém semelhante a mim; Aquele que desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram." Será que estes textos apoiariam a crença de que Deus determinaria toda a vida das pessoas? Efésios 1:4,5, inclusive, usa da palavra "predeterminação" para referir-se aos escolhidos de Deus. Assim, será que haveria apoio bíblico e coerência na crença dum destino inerente a todos? Opine, debata, exponha seus argumentos e aprenda!


Pergunta 7: Será que os dias criativos de Gênesis seriam dias de 24 horas?

"Veio a ser noitinha, veio a ser manhã" - esta célebre frase marca as fases criativas de acordo com Gênesis 1. Assim, é amplamente difundido que Gênesis defenderia que Deus teria criado o planeta em 7 dias de 24 horas cada um. Entretanto, a ciência alega que a Terra possui bilhões de anos. Também, o próprio livro de Gênesis traz um relato paralelo referente a criação do homem, a partir de Gênesis 2:5-24. Neste relato paralelo se diz que enquanto Deus "estava formando" criaturas, passou a formar Eva, de maneira separada do homem, apesar de o cap. 1 vv. 20-29 relatarem de maneira aparentemente diferente as mesmas criações, com períodos diferentes. Assim, será que estes dois relatos paralelos se conflitam ou se complementam? Será que o relato paralelo e a ciência confirmariam de que os dias criativos não são  de 24 horas? 

Pergunta 6: Será que o uso da cruz não está relacionado a utilização de imagens?

A cruz é tida por muitos como símbolo da cristandade. É muito comum observarmos cruzes em Bíblias, altares, logotipos de igrejas, ilustrações, etc, isso tanto em Igrejas católicas como evangélicas. Apesar da rixa evangélico-católica quanto ao uso de imagens na adoração, ha este ponto em comum entre estas religiões. De fato, a Bíblia condena veementemente o uso de imagens na adoração a Deus. Por exemplo, em Êxodo 20:4,5 se diz que "não deves fazer para ti imagem esculpida, nem semelhança de algo que há nos céus em cima, ou do que há na terra embaixo, ou do que há nas águas abaixo da terra. Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las"; e Levítico 26:1 também diz: "Não deveis fazer para vós deuses que nada valem e não deveis erigir para vós uma imagem esculpida ou uma coluna sagrada, e não deveis pôr alguma pedra como peça de exibição na vossa terra, com o fim de vos curvardes em direção a ela; pois eu sou Jeová, vosso Deus." Assim, será que é admissível para Deus a utilização do meio de tortura de seu Filho como símbolo de adoração a Ele? Será que a cruz não se relacionaria como uma "imagem esculpida" ou "coluna sagrada", ou ainda como uma qualquer "peça de exibição", condenáveis na Bíblia?

Pergunta 5: Será que ainda existem os dons do espírito?

Em praticamente todas as religiões são notáveis as divulgações de inúmeros alegados milagres. A grande maioria daqueles que os teriam executado alegam que o fizeram através de "dons do espírito" que teriam recebido de Deus. Sem entrar no mérito, porém, ressaltando pontos de grande importância, o fato é que há inúmeras diferenças nas aplicações destes milagres e até mesmo nos alegados paralelos bíblicos. Por exemplo, a Bíblia fala que o simples fato de "tocar" ou "passar pela sombra" dos apóstolos já causavam a cura de "todas as moléstias" e para com "todas [as pessoas]". (Atos 5:14-16; Mateus 9:35). Não haviam rituais, mas a simples imposição de mãos. (Atos 28:8,9) Por que estas diferenças? Digno de nota é que os dons eram passados pelos apóstolos, também pela "imposição de mãos". Assim, se os apóstolos morreram, como poderiam ser transmtidos os dons do espírito? (Atos 8:18-24) Opine: será que os dons do espírito ainda vigoram?

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pergunta 4: Deve um ministro religioso receber salário?

Jesus, quando se referia à pregação, disse que "o trabalhador é digno de seu salário". (Lucas 10:7) Também, no antigo Israel, havia toda uma classe sacerdotal que dependia das contribuições sagradas para sobreviverem. (Levítico 27:30-32; Números 18:21, 24) Entretanto, o próprio apóstolo Paulo, um dos organizadores e pioneiros da pregação no primeiro século, não requeria sustento de seus co-adoradores. Ele mesmo possuía uma profissão e a exercia. Ele fazia tendas. (Atos 18:1-3) Isto porque Paulo sabia das despesas da obra e das dificuldades de seus irmãos. Ele não queria ser um "fardo dispendioso" para seus irmãos. (1 Tessalonicenses 2:9)

Assim, será que os ministros religiosos devem receber salários? Até que ponto deve-se utilizar do dinheiro da obra religiosa para despesas pessoais? Opine!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pergunta 3: Israel, isto é, a Palestina, ainda é a "Terra Santa"?

Praticamente o mundo todo conhece aquela região como "Terra Santa". E ela seria "santa" não apenas para cristãos, mas para judeus, mulçumanos, esotéricos e outros. Por Jeová (Javé, Deus) ter prometido essa terra a Abraão e seus descendentes (Gênesis 15:18; Deuteronômio 9:27, 28), ela era também chamada apropriadamente de Terra Prometida ou Terra da Promessa. (Hebreus 11:9) Desde a Idade Média, no entanto, ela tem sido chamada de Terra Santa.

De acordo com Gênesis 17:7, o pacto abraâmico foi feito "perpetuamente". Será que este pacto incluiria a permanência da bênção de Deus sobre aquela região? Apesar de haverem muitas guerras ainda hoje, mesmo quando Israel avançava para tomar e se estabelecer na Palestina (Canaã), isto se deu por guerras. (Juízes 3:1) Então, serão as guerras atuais alguma prova de que Deus teria retirado sua bênção da região? 

Enfim, estes são apenas alguns dentre inúmeros outros pontos a serem ressaltados na conclusão desta pergunta. Assim, o que pensa: Israel, isto é, a Palestina, ainda é a "Terra Santa"?

Pergunta 2: Existe purgatório?

O purgatório é uma crença especialmente católica. “Segundo o ensinamento da Igreja [Católica Romana], o estado, o lugar, ou a condição no outro mundo . . . onde as almas dos que morrem na graça, mas que ainda não estão livres de toda a imperfeição, fazem expiação pelos pecados veniais não perdoados ou pelo castigo temporal devido a pecados veniais e mortais que já foram perdoados e, por assim fazerem, são purificados antes de entrarem no céu.” (New Catholic Encyclopedia, 1967, Vol. XI, p. 1034).

Seu ensino se baseia na prática da oração pelos mortos mencionado em II Macabeus 12:42-46, um apócrifo. De fato, parece ser uma tentativa de valorizar a pureza do céu e frisar a imperfeição humana, forçando-se a salvação de alguns. Mas a New Catholic Encyclopedia (1967, Vol. XI, p. 1034) admite: “Em última análise, a doutrina católica do purgatório baseia-se na tradição, não na Escritura Sagrada.” Também, a U.S. Catholic, março de 1981, p. 7, admite: “A igreja se valeu da tradição para apoiar um meio-termo entre o céu e o inferno.”  Então, será que esta crença faz sentido? Será que a Bíblia apoia ela? Aguardamos respostas!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Pergunta 1: Será que todas as religiões são aceitáveis para Deus?

Num mundo democrático, que possui uma enorme pluralidade de culturas, raças, etnias, línguas, etc, obviamente existiria uma grande quantidade de crenças e suas respectivas religiões. Mas, diante disso, muitos se perguntam: será que todas as religiões são agradáveis para Deus? Será que todas produzem a salvação? Diga sua resposta!

Um bom pesquisador é um bom perguntador

Este blog está dedicado a propor perguntas para estimular a discussão sobre temas bíblicos polêmicos ou não. Eu lanço a pergunta, você dá seu palpite. Não se esqueça das referências e de colocar respostas coerentes. As respostas estarão parcialmente sujeitas à moderação ára que não surjam comentários que fujam ao tema. Eu mesmo responderei de maneira bem embasada, com pesquisa e referências. Questione, pesquise, descubra, aprenda e se desenvolva. Conhecimento parado não tem valor.